DIY – Do it Yourself.

O “Do it Yourself”, é uma tendência que vem crescendo muito nos ultimos tempos. O termo em si teria surgido junto á cena punk underground, onde diversas bandas recusavam associar-se á labels, fazendo tudo com as próprias mãos.Desde de organização de shows, gravação e produção dos álbuns, até  a venda, mechandise, publicidade e etc. Diretamente associada á um espírito anticapitalista, a atitude DIY se baseia no conceito de que uma pessoa pode executar uma tarefa, sem necessariamente ter que procurar ajuda de um profissional, que muitas vezes, cobram preços excessivos e não atendem ás expectativas.

A filosofia serve para todo o tipo de empreendimento e fins, contanto que você mesmo execute.Uma vertente desse movimento é a customização e reutilização.Hoje em dia, é possível encontrar diversos sites e blogs com a filosofia do DIY. Sites como Bloominize, How about an Orange, Alisa Burke, The Spotted Fox e Pinterest( que além de fonte de imagens muito bacanas, possui tutoriais) resgatam o prazer do hand-made e dão idéias e soluções criativas para os mais diversos fins.

Aqui no Brasil,  o blog  Casa de Colorir, ensina de maneira fácil, como reutilizar e restaurar aqueles móveis e objetos, aparentemente sem salvação.Sempre com muita criatividade, bom gosto e um toque divertido.

E seguindo a linha, agora na Q-guai, é possível encontrar o livro “Um pedaço de Tecido”, da estilista Lena Santana, que apresenta 15 projetos super fáceis e atuais, que podem ser executados mesmo por aquelas que não tem muita experiência no “corte e costura”.Cada projeto possui um passo a passo com fotos, que irão guiá-la durante o processo.Desde uma saia com aba abotoada á um bíquini super fofo, os projetos não só renovam, como inspiram as leitoras á buscar ainda mais meios de inovar e criar peças cada vez mais autorais.

Tá esperando o que pra colocar a mão na massa?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário